sábado, 9 de janeiro de 2010

Algumas lendas de epicity!!!

O Nego D’água do São Francisco e do Paraná

Há quem afirme de viva voz que já viu aquela figurinha atarracada de cabeça grande e olho no meio da testa. O "nego d'água" que habita nos locais dos rochedos do meio do rio, como também escava suas covas na base do barranco da beira do rio, o que provoca tombamento do mesmo. Para afugentá-lo desses locais que terminava alargando o rio, os beiradeiros jogam nesse ponto cacos de vidro, que amedrontam o caboclo d'água. Apesar de viver também fora d'água ele nunca se afasta muito da beira do rio. Quando não gosta de um pescador, afugenta os peixes, tange-os para longe da rede de pesca. Como a caipora, adora fumo, costume que faz com que os pescadores atirem fumo a água para cair nas graças do negrinho que gosta desse agrado, costuma aparecer nas casas de farinha das ilhas ou dos barrancos e noite de farinhada, comumente depois que os trabalhadores se acomodam para dormir, passeando entre os que estão adormecidos, para roubar-lhes fumo ou beiju.

É em personagem encantada transformando-se em outro animal ou objeto. Um pescador contou que pescava a noite quando percebeu um vulto de um animal morto boiando na correnteza. Remou apressadamente em direção ao animal, percebendo ao se aproximar que se tratava de um cavalo, e aí tentou encostar a canoa para verificar a marca ou ferro, para avisar ao dono, quando o animal afundou e logo em seguida, a canoa foi sacudida, percebendo o pescador que um nego d'água agarrado à borda da embarcação tentava virá-la.

Nesse instante lembrou-se o pescador que trazia um pequeno pedaço de fumo, que imediatamente atirou para o neguinho que dando cambalhotas, desapareceu no fundo das águas. Alguns dizem que existe apenas um nego d'água em todo o rio, outros dizem que são muitos. O fato é que o nego d'água, povoa a imaginação de todo menino beiradeiro, o que sossega os corações das mães, pois a noite os pequenos só se aproximavam da água acompanhados por adultos.

O fato de ter ficado por longo período isolado desenvolveu, no são franciscano, suas crendices e medos dentro do seu próprio universo. Nada trazido de outras regiões. A maioria dos duendes, bons ou maus, são ligados a água, da qual fazem seu habitat.

A Mãe D'água

Ou Iara é a rainha das águas e nesse caso a voz é unânime em dizer que só existe uma. A mãe d'água na figura de mulher muito atraente, atrai os homens, e os leva para as profundezas do rio. Segundo essas histórias, muitos são os atraídos pela mãe d'água e que desapareceram misteriosamente quando pescavam a noite, ou navegavam sozinhos pelo rio.

FONTE :http://portotibirica.blogspot.com/2007/12/o-pirangueiro-e-as-lendas-do-rio.html

Temos outas lendas como a da procissão que passa meia noite seguindo cemiterio até a igreja...
Outra lenda é a de que existe uma mulher que na verdade é fantasma que habita o Pirangueiro ( estadio de futebol de epitacio).
Outra é sobre uma barco que passa no dia de sexta feira santa sem ninguem comandando o e apitando
Coisa de assustar né??
Então se cuidem....
X.O.X.O.

xau........

3 comentários:

' ℓiαh disse...

nooooffa .. nesse fimd e mundo tem assombração
*0*

CHOQUITA !!!
HAUSHUAHSUAHSHSA

heitor suzuki disse...

auahuahua
é pra voce ver né??
aauhuaha
então tenha cuidade quando voce estiver sozinha na calada da noite viu liah!!

' ℓiαh disse...

Hummm .. eu sozinha na calada da noite?! ..
prefiro nem comenta ..
kkkkkkkk

mas eu sei que se eu grita vc vem me socorrer ..ashuahsuaush