quinta-feira, 4 de março de 2010

A Porca do dente de ouro


Para eu entrar no clima de vocês, vamos lá:
A lenda possui 2 versões, uma do sul e uma do nordeste:
Versão do Sul : Ecila era uma pobre mendiga que tinha um único sonho na vida: ter um dente de ouro. Certo dia, um circo de ciganos parou na sua cidade. Aproveitando a distração do bilheteiro Ecila entrou, às escondidas, na platéia e encantou-se com o dente de ouro de uma bailarina cigana chamada Consuelo.
Alguns dias depois, a cigana do dente de ouro apresentava-se no trapézio. Quando, de repente, a corda partiu-se. Então Consuelo caiu e faleceu.
No dia seguinte, a cigana foi enterrada na cova dos indigentes. Mas, de noite, Ecila entrou às escondidas no cemitério, mexeu no corpo de Consuelo e roubou seu dente de ouro. Quando chegou debaixo da ponte, que era sua moradia, a mendiga pegou um espelho e encaixou o dente da morta na sua boca.
Naquele instante a pobre virou uma porca com um dente dourado a brilhar em sua gengiva. Reza a lenda que este animal aparece, durante a quaresma, para as pessoas que não fazem penitências, por todas as sextas de Lua cheia.
Versão do Nordeste: Alessandra era uma adolescente namoradeira e festeira, que era filha de Gerusa, a “curandeira” da cidade. Numa noite de sexta- feira santa a garota queria ir a uma festa, mas sua mãe não deixou alegando que se tratava de um dia sagrado.Gerusa tentou trancar a filha rebelde no quarto.
Porém Alessandra brigou com sua mãe e deu-lhe uma dentada que arrancou-lhe parte do rosto. A partir deste instante a jovem enlouqueceu e passou a virar porca, com um dente de ouro, da meia-noite até as cinco da manhã.
Reza a lenda que o feitiço só se quebrará se um homem beijar esta moça quando estiver em forma de porca. Porém o rapaz que fizer isto ficará impotente para sempre.

Um comentário:

heitor suzuki disse...

ehehhehe
engraçado e estranho!